Joy In The Box
Blog

Brincadeiras tradicionais para entreter a criançada em festas

16 de novembro de 2016

brincadeiras

Tudo já está pronto para a festa. A decoração está maravilhosa, os quitutes estão na mesa e agora é só esperar os convidados. Mas ainda antes disso, que tal preparar um plano para garantir a diversão da criançada?

Existem brincadeiras simples, mas muito legais, que podem entretê-las por horas a fio, apenas usando materiais que temos em casa. Podemos ensiná-las a brincar de telefone sem fio ou como fazer origami, por exemplo. Há várias opções!

Além de divertidas, essas atividades têm caráter educativo, ajudam no desenvolvimento dos pequenos. Vamos ver algumas brincadeiras que trarão lembranças gostosas da nossa infância?

Adivinha o que é?

brincadeiras-2 Pegue algum objeto (fruta, pote, chave…) e coloque nas mãos da criança, que vai estar com os olhos vendados. Apalpando, ela tentará adivinhar o que está segurando. Quem acertar um certo número de objetos será o vencedor. Essa brincadeira desenvolve a percepção da criança a diferentes texturas e dá a noção de proporção das coisas.

Origami:

Os japoneses fazem isso há milênios, mas uma das melhores coisas para impressionar os pequenos é mostrar a eles que uma simples folha de papel sulfite pode se transformar em uma caixa, um bicho ou algum objeto muito legal. E tudo isso sem tesoura ou cola, apenas com dobraduras! Ao aprender como fazer origami e ao criar os objetos, a criança irá dominar mais seus movimentos, melhorando sua coordenação motora.

Telefone sem fio:

brincadeiras-3 Com os pequenos formando um círculo, diga uma frase, bem baixinho, no ouvido da que está ao seu lado, que deverá repetir à próxima criança, e assim por diante. Podem ser trava-línguas, se a criançada for maior, ou palavras isoladas, se o pessoal for mais novinho. Quando a última criança receber a frase, ela deverá dizê-la em voz alta, e a frase não será nada parecida com a original. O telefone sem fio desenvolve a memória, atenção e audição, entre outros benefícios.

Jogo da memória:

Coloque um número razoavelmente grande de objetos sobre uma mesa, deixe as crianças olharem para eles por um minuto e então leve-as para outro ambiente, onde elas terão que escrever o que havia na mesa. Quem lembrar de mais coisas ganha. Essa atividade desenvolve a memória e a escrita. Uma variação é acrescentar ou retirar objetos da mesa e pedir para que digam o que está diferente em relação à configuração original da mesa.

Essas dicas prometem uma festa inesquecível – mas ainda assim não esqueça as lembrancinhas para a criançada! Até logo e boa diversão a todos!

———–

Links para as imagens originais:

https://pixabay.com/photo-812482/

https://www.pexels.com/photo/child-holding-unicorn-toy-6191/

https://www.flickr.com/photos/personalcreations/16214699701/

Esse foi um post escrito em parceria com a Omo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2013 Joy In The Box • Todos os diretos reservados • Reprodução proibida